Confira as notícias que são manchete no Piatã Notícias:


Data: 10/09/2007


Bahia apresenta maior crescimento industrial em julho, apura IBGE

Bahia - A produção industrial registrou crescimento em oito regiões do país no mês de julho, em relação a julho, de um total de 14 áreas pesquisadas, informou hoje o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Maior taxa foi registrada na Bahia, que registrou expansão de 4,6%. Em seguida vêm Goiás (4,3%), Pará (2,3%), Espírito Santo (2,2%), Rio Grande do Sul (0,5%), Minas Gerais (0,4%), Paraná (0,4%) e região Nordeste (0,3%).

Na contramão, houve retração em São Paulo (-0,3%), Ceará (-5,8%), Pernambuco (-4,2%), Amazonas (-1,7%), Santa Catarina (-0,8%) e Rio de Janeiro (-0,8%). Na média nacional, a produção industrial caiu 0,4% em julho ante junho, informou o IBGE na semana passada.

Na comparação de julho deste ano com o mesmo mês do ano passado, a produção industrial cresceu em 11 das 14 regiões pesquisadas, informa o IBGE. O instituto ressalva que julho deste ano teve um dia útil a mais do que igual mês do ano passado, favorecendo os resultados atuais.

Nesta base de comparação, os maiores aumentos ocorreram em Minas Gerais (11,4%), Paraná (10,4%), Rio Grande do Sul (8,5%), Bahia (7,7%) e Espírito Santo (6,8%), sendo que todos esses locais apresentaram expansão acima da média nacional (6,8%). Mas houve crescimento também em São Paulo (6,7%), Santa Catarina (5,8%), região Nordeste (4,4%), Pernambuco (3,3%), Pará (1,9%), Rio de Janeiro (0,4%). Houve estabilidade nas indústrias do Amazonas e de Goiás (ambas com variação zero) e queda no Ceará (-4,7%).

Em São Paulo, região que representa cerca de 40% da produção nacional, a queda de 0,3% na produção industrial, em julho último em relação ao mês anterior, interrompeu uma seqüência de cinco meses com resultados positivos.

Em 12 meses, a indústria paulista acumula alta na produção de 3,6%. No indicador ante julho de 2007, para o qual há detalhamentos setoriais, a produção aumentou em 16 dos 20 ramos pesquisados em São Paulo. Os setores que mais influenciaram positivamente o desempenho global foram máquinas e equipamentos (16,7%), material eletrônico e equipamentos de comunicações (23,8%), outros equipamentos de transporte (43,0%) e farmacêutica (13,4%). Em sentido contrário, alimentos (-3,2%), máquinas, aparelhos e materiais elétricos (-5,4%), celulose e papel (-1,5%) e vestuário (-1,1%) exerceram as pressões negativas.

Fonte: Portal Jornal A Tarde (www.atarde.com.br)

............................................................................................................................

Uneb abre inscrições para o maior vestibular do Norte e Nordeste


Bahia - Com a previsão de inscrição de 60 mil candidatos, começa nesta segunda-feira (10) o maior processo seletivo universitário das regiões Norte e Nordeste do país. A Universidade do Estado Bahia (Uneb) abre inscrições - até o dia 23 de setembro - para o Vestibular 2008.
Os candidatos interessados podem se inscrever somente pelo endereço eletrônico www.vestibular.uneb.br. Na página on-line, o candidato deve prestar as informações solicitadas, responder ao questionário socioeconômico e imprimir o boleto bancário para pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$80.

As provas serão realizadas nos dias 20 e 21 de janeiro de 2008.

Para o professor Luiz Carlos dos Santos, presidente da Comissão Permanente de Vestibular (Copeve) da Uneb, a quantidade de inscritos deve superar o volume registrado no ano passado, alcançando a marca recorde de 60 mil candidatos.

Isenção da taxa - Por ter um reconhecido programa na inclusão social, a Uneb também é destaque na concessão de isenções do pagamento da taxa de inscrição no Vestibular. Este ano, cerca de oito mil candidatos, na sua maioria estudantes oriundos de escolas públicas, serão beneficiados.

A concessão da isenção não significa inscrição automática no vestibular. O estudante isento deve efetuar sua inscrição no processo seletivo, no período de 10 a 14 de setembro, usando seu cadastro gerado na isenção.

Com sua estrutura multicampi - 29 departamentos localizados na capital e 23 cidades no interior do estado -, a Uneb vem contribuindo para a interiorização cada vez maior do ensino superior na Bahia. No Vestibular 2008, serão ofertadas 4,9 mil vagas nos vários cursos da instituição.

O manual do candidato, contendo todas as informações sobre o vestibular, vai estar disponível também pela internet. "São informações importantes que deverão ser lidas atentamente pelo candidato", ressalta Romilda Costa Almeida, vice-presidente da Copeve.

O sistema de cotas, instituído pioneiramente no Nordeste pela Uneb, continua reservando 40% das vagas para afrodescendentes, que tenham cursado todo o ensino médio em escolas públicas. Este ano, a universidade também instituiu uma cota de 5% para indígenas.

Fonte: Porta Agecom (www.agecom.ba.gov.br))

............................................................................................................................

Finlândia apóia candidatura brasileira a vaga permanente no Conselho de Segurança da ONU


Helsinque (Finlândia) - A presidente da Finlândia, Tarja Halonen, declarou nesta segunda-feira (10) que seu país apóia a candidatura brasileira a uma cadeira permanente no Conselho de Segurança das Nações Unidas. Num brinde oferecido à comitiva brasileira pelos acordos bilaterais assinados - o brinde nessas ocasiões é tradicional na Finlândia - ela brincou ao afirmar que a bebida, de aparência semelhante a um champagne e servida em taças, era sem álcool. E completou, dirigindo-se ao presidente Lula: "Vamos deixar o álcool para os automóveis".
No encontro de hoje (10) entre as duas comitivas, os líderes trataram de desenvolvimento sustentável, cooperação energética, pesquisa e economia. Tarja Halonen, que esteve em visita oficial ao Brasil em 2003, comentou as negociações comerciais no âmbito da Organização Mundial do Comércio (OMC). Disse que seu país tem alguns pontos divergentes do Brasil, mas defendeu um desfecho rápido e prático, sobretudo no que envolve o Mercosul e a União Européia.

Durante a cerimônia de encerramento do seminário sobre oportunidades de investimentos no Brasil, o presidente Lula convocou empresários filandeses a investirem ainda mais no país. "Já temos mais de 40 empresas finlandesas atuando no Brasil. Podemos aumentar nossos negócios, que rendem quase US$ 1 bilhão na balança comercial".

Lula lembrou que a companhia aérea finlandesa Finair adquiriu recentemente 20 jatos fabricados pela Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer). Ainda segundo o presidente brasileiro, empresas finlandesas atuam fortemente no Brasil por meio de mercados de tratores, usinas termoelétricas, aparelhos de telefone celular e na indústria de papel.

Fonte: Portal Agência Brasil (www.agenciabrasil.gov.br)

............................................................................................................................

Estação da Lapa recebeu modificações

Salvador - As obras de intervenção do metrô no nível térreo da Estação Lapa, iniciadas no dia 18 de agosto, foram entregues à comunidade na última sexta-feira (dia 7), com mudanças que vão facilitar o embarque e desembarque de passageiros. As modificações incluem alterações nos pontos de paradas, alternativa de acesso dos ônibus às plataformas e mudanças do desembarque.

O acesso dos coletivos aos pontos de paradas, feito anteriormente apenas por uma via, será realizado, agora, por três entradas e ganhará mais uma saída. Com a construção dessas passagens, as plataformas perderam espaço e, por este motivo, algumas linhas foram remanejadas para outras paradas.

Sendo assim, os ônibus que paravam na plataforma A, passarão a utilizar a plataforma B, os que usam a plataforma B passarão para a plataforma C e os usuários da C, irão para a plataforma E. A primeira plataforma vai servir aos veículos que paravam na E. Apenas a D não sofrerá modificações.

Desde o início desta semana, equipes da Coordenadoria de Informação e Atendimento à Comunidade (Ciac), da Secretaria de Transporte e Infra-Estrutura (Setin), estão presentes no local orientando usuários sobre as atuais modificações.

Fonte: Portal Secom PMS (www.salvador.ba.gov.br)

............................................................................................................................

Salvador centralizará atendimento do Bolsa Família

Salvador - Depois da reunião dos coordenadores da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes) e a coordenadora-geral de Condicionalidade do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), Carolina Machado, realizada na última quinta-feira (dia 6), a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Maria das Dores Loyola, anunciou que a Prefeitura vai centralizar o atendimento do Bolsa Família.

Carolina Machado veio a Salvador acompanhar as ações do MDS referentes ao programa. A visita também faz parte de um projeto piloto de melhoria de gestão da condicionalidade do Bolsa Família. Salvador foi selecionado juntamente com outros oito municípios do Brasil para fazer parte desta experiência.

Com a inauguração da nova sede, o atendimento do Programa Bolsa Família será ampliado e 50 mil famílias entrarão no cadastro municipal, totalizando 293 mil atendimentos na capital baiana. Além de verificar o funcionamento do programa na capital baiana, Carolina Machado também tomou conhecimento do andamento de outros projetos em parceria com o governo federal, como o Projeto Sentinela e o Agente Jovem, e conheceu outras ações da Sedes na área de assistência social no município. "Salvador tem sido um grande parceiro no desenvolvimento de projetos e estamos aqui para contribuir para a melhoria desses projetos", concluiu a coordenadora.

Durante a explanação, a secretária Maria das Dores disse que 243 famílias estão na base cadastral da Sedes. Destas, 138 mil recebem o benefício do Bolsa Família. O que a Prefeitura está buscando é aperfeiçoar os mecanismos para ampliação do atendimento e potencializar o programa que, para ela, é o carro-chefe dos programas sociais. "Só para se ter uma idéia, há 30 mil cartões do programa retidos na Caixa Econômica Federal (CEF), que não puderam ser entregues porque os endereços dos beneficiários não foram atualizados pelas famílias. Os dados cadastrados pela Sedes são jogados num sistema nacional e o próprio MDS faz os cruzamentos com outros cadastros de órgãos federais, como o do Ministério da Previdência Social, por exemplo.

A Sedes desenvolve outras ações na área de assistência social, como o atendimento a 10 mil famílias em situação de pobreza, nos centros de Referência da Assistência Social, 280 no Restaurante Prato Popular, 1.743 idosos dentro da Rede de Atenção à Pessoa Idosa, 103 idosos do Abrigo Dom Pedro II, 240 moradores de rua nas casas de Pernoite e de Passagem e 2.429 pessoas com deficiência física, em três unidades de atendimento. Mantém ainda a Fundação Cidade-Mãe e a Orquestra da Juventude de Salvador, além de realizar o cadastramento para a Defesa Civil e para outros órgãos em locais a serem beneficiados com obras públicas, levantando o perfil socioeconômico dos moradores.

Durante a reunião com a coordenadora do MDS, a secretária da Sedes disse que em breve sairá do projeto a Unidade de Reciclagem de Lixo que a secretaria deverá montar em parceria com a Limpurb, na área da Empresa Educativa de Roma. Nessa unidade deverão trabalhar muitos dos pernoitados atendidos no Albergue Noturno. Esta também descentralizando o Portal do Bolsa Família. Com o governo federal, a Sedes tem parceria, além do Bolsa Família, com o Projeto Agente Jovem, beneficiando 2.750 adolescentes com idade até 15 anos de 62 bairros de Salvador.

Fonte: Portal Secom PMS (www.salvador.ba.gov.br)

............................................................................................................................


Imprimir Matérias



|- Notícias Anteriores -|

 10/09/2007 - Confira o que foi manchete na Segunda-Feira
 03/09/2007 - Confira o que foi manchete na Segunda-Feira
 27/08/2007 - Confira o que foi manchete na Segunda-Feira
 21/08/2007 - Confira o que foi manchete na Segunda-Feira
 14/08/2007 - Confira o que foi manchete na Segunda-Feira
 04/08/2007 - Confira o que foi manchete na Segunda-Feira
 23/07/2007 - Confira o que foi manchete na Segunda-Feira
 19/07/2007 - Confira o que foi manchete na Segunda-Feira
 09/07/2007 - Confira o que foi manchete na Segunda-Feira
 25/06/2007 - Confira o que foi manchete na Segunda-Feira
 18/06/2007 - Confira o que foi manchete na Segunda-Feira
 12/06/2007 - Confira o que foi manchete na Terça-Feira
 04/06/2007 - Confira o que foi manchete na Segunda-Feira
 25/05/2007 - Confira o que foi manchete na Segunda-Feira
 14/05/2007 - Confira o que foi manchete na Segunda-Feira
 07/05/2007 - Confira o que foi manchete na Segunda-Feira
 30/04/2007 - Confira o que foi manchete na Segunda-Feira
 23/04/2007 - Confira o que foi manchete na Segunda-Feira
 16/04/2007 - Confira o que foi manchete na Segunda-Feira
 09/04/2007 - Confira o que foi manchete na Segunda-Feira
 02/04/2007 - Confira o que foi manchete na Segunda-Feira
 26/03/2007 - Confira o que foi manchete na Segunda-Feira
 19/03/2007 - Confira o que foi manchete na Segunda-Feira
 12/03/2007 - Confira o que foi manchete na Segunda-Feira
 07/03/2007 - Confira o que foi manchete na Quarta-Feira
 01/03/2007 - Confira o que foi manchete na Quinta-Feira
 27/02/2007 - Confira o que foi manchete na Terça-Feira
 21/02/2007 - Confira o que foi manchete na Quarta-Feira
 06/02/2007 - Confira o que foi manchete na Terça-Feira
 29/01/2007 - Confira o que foi manchete na Segunda-Feira
 23/01/2007 - Confira o que foi manchete na Terça-Feira
 17/01/2007 - Confira o que foi manchete na Quarta-Feira
 16/01/2007 - Confira o que foi manchete na terça-Feira
 10/01/2007 - Confira o que foi manchete na Quarta-Feira
 08/01/2007 - Confira o que foi manchete na Segunda-Feira
 26/12/2006 - Confira o que foi manchete na Quarta-Feira
 21/12/2006 - Confira o que foi manchete na Quinta-Feira
 13/12/2006 - Confira o que foi manchete na Quarta-Feira
 06/12/2006 - Confira o que foi manchete na Quarta-Feira
 30/11/2006 - Confira o que foi manchete na Quinta-Feira
 27/11/2006 - Confira o que foi manchete na Segunda-Feira
 20/11/2006 - Confira o que foi manchete na Segunda-Feira
 16/11/2006 - Confira o que foi manchete na Quinta-Feira
 13/11/2006 - Confira o que foi manchete na Segunda-Feira
 08/11/2006 - Confira o que foi manchete na Quarta-Feira
 06/11/2006 - Confira o que foi manchete na Segunda-Feira
 30/10/2006 - Confira o que foi manchete na Segunda-Feira
 26/10/2006 - Confira o que foi manchete na Quinta-Feira
 24/10/2006 - Confira o que foi manchete na Terça-Feira
 19/10/2006 - Confira o que foi manchete na Quinta-Feira
 16/10/2006 - Confira o que foi manchete na Segunda-Feira
 09/10/2006 - Confira o que foi manchete na Segunda-Feira
 03/10/2006 - Confira o que foi manchete na Terça-Feira
 29/09/2006 - Confira o que foi manchete na Sexta-Feira
 26/09/2006 - Confira o que foi manchete na Terça-Feira
 20/09/2006 - Confira o que foi manchete na Quarta-Feira
 14/09/2006 - Confira o que foi manchete na Quinta-Feira
 11/09/2006 - Confira o que foi manchete na Segunda-Feira
 04/09/2006 - Confira o que foi manchete na Segunda-Feira
 28/08/2006 - Confira o que foi manchete na Segunda-Feira
 23/08/2006 - Confira o que foi manchete na Quarta-Feira
 15/08/2006 - Confira o que foi manchete na Terça-Feira
 11/08/2006 - Confira o que foi manchete na Sexta-Feira
 07/08/2006 - Confira o que foi manchete na Segunda-Feira
 03/08/2006 - Confira o que foi manchete na Quinta-Feira
 31/07/2006 - Confira o que foi manchete na Segunda-Feira
 24/07/2006 - Confira o que foi manchete na Segunda-Feira
 18/07/2006 - Confira o que foi manchete na Terça-Feira
 13/07/2006 - Confira o que foi manchete na Quinta-Feira
 06/07/2006 - Confira o que foi manchete na Quinta-Feira
 04/07/2006 - Confira o que foi manchete na Terça-Feira
 28/06/2006 - Confira o que foi manchete na Quarta-Feira
 26/06/2006 - Confira o que foi manchete na Segunda-Feira
 21/06/2006 - Confira o que foi manchete na Quarta-Feira
 19/06/2006 - Confira o que foi manchete na Segunda-Feira
 14/06/2006 - Confira o que foi manchete na Quarta-Feira
 09/06/2006 - Confira o que foi manchete na Sexta-Feira
 02/06/2006 - Confira o que foi manchete na Sexta-Feira
 29/05/2006 - Confira o que foi manchete na Segunda-Feira
 25/05/2006 - Confira o que foi manchete na Quinta-Feira
 22/05/2006 - Confira o que foi manchete na Segunda-Feira
 17/05/2006 - Confira o que foi manchete na Quarta-Feira
 15/05/2006 - Confira o que foi manchete na Segunda-Feira
 10/05/2006 - Confira o que foi manchete na Quarta-Feira
 08/05/2006 - Confira o que foi manchete na Segunda-Feira
 04/05/2006 - Confira o que foi manchete na Quinta-Feira
 02/05/2006 - Confira o que foi manchete na Terça-Feira
 28/04/2006 - Confira o que foi manchete na Sexta-Feira
 26/04/2006 - Confira o que foi manchete na Quarta-Feira
 24/04/2006 - Confira o que foi manchete na Segunda-Feira
 19/04/2006 - Confira o que foi manchete na Quarta-Feira
 12/04/2006 - Confira o que foi manchete na Quarta-Feira
 10/04/2006 - Confira o que foi manchete na Segunda-Feira
 05/04/2006 - Confira o que foi manchete na Quarta-Feira
 03/04/2006 - Confira o que foi manchete na Segunda-Feira
 28/03/2006 - Confira o que foi manchete na Terça-Feira
 23/03/2006 - Confira o que foi manchete na Quinta-Feira
 20/03/2006 - Confira o que foi manchete na Segunda-Feira
 16/03/2006 - Confira o que foi manchete na Quinta-Feira
 13/03/2006 - Confira o que foi manchete na Segunda-Feira
 10/03/2006 - Confira o que foi manchete na Sexta-Feira
 07/03/2006 - Confira o que foi manchete na Terça-Feira
 01/03/2006 - Confira o que foi manchete na Quarta-Feira
 17/02/2006 - Confira o que foi manchete na Sexta-Feira
 14/02/2006 - Confira o que foi manchete na Terça-Feira
 09/02/2006 - Confira o que foi manchete na Quinta-Feira
 06/02/2006 - Confira o que foi manchete na Segunda-Feira
 31/01/2006 - Confira o que foi manchete na Quarta-Feira
 30/01/2006 - Confira o que foi manchete na Terça-Feira
 25/01/2006 - Confira o que foi manchete na Quarta-Feira
 23/01/2006 - Confira o que foi manchete na Segunda-Feira
 18/01/2006 - Confira o que foi manchete na Quarta-Feira
 16/01/2006 - Confira o que foi manchete na Segunda-Feira
 11/01/2006 - Confira o que foi manchete na Quarta-Feira
 09/01/2006 - Confira o que foi manchete na Segunda-Feira




Clique aqui!