Piatã FM 94,3 - A Rádio da Gente

CLIQUE E OUÇA Agora na Piatã FM - TOP 10

Salvador   27 de Fevereiro de 2019 - Publicado às 12:35

Blocos e fanfarras animam 4º dia de pré-carnaval em Salvador; veja programação e serviços

Trios e fanfarras vão desfilar de graça pelo circuito Orlando Tapajós (Ondina - Barra), a partir das 19h30.

O 4º dia do pré-carnaval de Salvador anima baianos e turistas nesta quarta-feira (27). Depois do Fuzuê, Furdunço e o Pipoco, os foliões vão curtir o circuito Sérgio Bezerra, que reúne blocos e fanfarras que seguem pela Rua Marques de Leão, no bairro da Barra, e seguem sentido ao Farol da Barra.

O circuito tem o nome Sérgio Bezerra por causa do idealizado do bloco tradicional Habeas Copos, que também desfila nesta quarta-feira ao lado de mais de 20 blocos e fanfarras. Confira abaixo a programação, que começa a partir das 19h30:

- Mulheres no comando - projeto especial
- Xupisco
- Concentra + não sai
- Quero mais
- Pinguço
- Cerveja e pimba
- Cachasamba
- As piriquitas
- Soagente
- Esquenta
- Habeas copos
- Alerta geral - fanfarra
- Hoje eu posso
- A barca tricolor
- 100 comentários
- O caldo
- Oxxi
- Arquiloucura
- Vai braceta
- Bloquete
- Arte e chamego
- O chuveirão
- Caetite
- Flora e fauna

A prefeitura de Salvador montou uma operação especial de serviços para a festa. O trânsito na região vai sofrer alterações. Confira:

Saúde
Para garantir que o folião curta com segurança e bem-estar, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) manterá um módulo assistencial instalado próximo ao Farol da Barra para atender a soteropolitanos e turistas, das 17h da quarta às 5h da manhã de quinta-feira (28).

Segurança
A Guarda Civil Municipal de Salvador (GCM) prestará apoio aos órgãos municipais, nas ações de fiscalização e segurança, além de atuar na conservação do patrimônio público. O efetivo é de, aproximadamente, 200 agentes.

Mobilidade
A Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) fará alterações no bairro. O tráfego e o estacionamento de veículos ficam proibidos das 13h desta quarta, até as 4h de quinta-feira (28), nas vias transversais da Avenida Oceânica, no trecho entre o Largo do Farol da Barra e a Rua José Sátiro de Oliveira.


A partir das 17h, o tráfego e estacionamento também ficam proibidos na Avenida Sete de Setembro (entre o Porto da Barra e o Largo do Farol da Barra), Largo do Farol da Barra e Avenida Oceânica, (entre o Largo do Farol da Barra e a Rua José Sátiro de Oliveira).

Os locais que terão sentido duplo de tráfego, até às 4h de quinta-feira, a partir das 17h, são: Avenida Sete de Setembro (entre a Rua Afonso Celso e a Rua Barão de Itapuã) e a Rua Cezar Zama (a partir da interseção com a Rua Barão de Itapuã até a Alameda Antunes). Haverá ainda inversão do tráfego de veículos, a partir das 15h, na Rua Miguel Bournier, e a partir das 17h na Rua Barão de Itapuã.

Os moradores do bairro, que circulam pelas vias interditadas, terão como opção de tráfego, sentido Ondina, o Porto da Barra, Avenida Princesa Isabel, Rua Doutora Praguer Fróes, Rua César Zama, Rua Professor Lemos de Brito (Morro do Gavazza), Rua Afonso Celso e Rua Marquês de Caravelas.

Para os moradores que vão seguir pelo sentido Centro, as opções são a Avenida Oceânica, a Rua José Sátiro de Oliveira e Avenida Centenário. O acesso só é permitido com as credenciais preenchidas e fixadas no veículo.

Zona Azul
Serão oferecidas 500 vagas de estacionamento Zona Azul, das 15h desta quarta-feira (27) até 4h do dia seguinte, nas ruas Marquês de Caravelas e Professor Sabino Silva, somente do lado esquerdo, margeando o canteiro central, em ambos sentidos.

Os condutores poderão adquirir a cartela pelo valor de R$ 20, tanto com os guardadores sindicalizados quanto pelos aplicativos do Zona Azul Digital.

Fiscalização
A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) vai atuar com 80 agentes para realizar o ordenamento e fiscalização do comércio de rua em todo o percurso do evento.


Serão vistoriadas a comercialização de bebidas em recipientes de vidro, bem como o uso de espetos de madeira e objetos perfurocortantes, que são proibidos por colocarem em risco a integridade física da população.

Agentes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) farão a fiscalização de camarotes e publicidade. Serão, ao todo, 30 agentes nas ruas em regime 24 horas, com base operacional montada na Rua Airosa Galvão, em frente ao Shopping Barra.

Salva-vidas
A Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar) contará com uma equipe de 15 salva-vidas distribuídos nas praias no trecho do percurso do evento.

Poluição sonora
Oito fiscais de combate à poluição sonora vão monitorar estabelecimentos, bem como notificar, autuar e suspender as atividades dos que estiverem em situação irregular. A fiscalização também estará atenta ao uso abusivo de som por parte de veículos, visando manter os níveis sonoros estabelecidos pela Lei Municipal 5.354/98.

Limpeza
Durante o desfile, a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) contará com o apoio de 261 agentes e 34 veículos. Serão realizados serviços de coleta, limpeza, varrição, catação e higienização das vias públicas.




Fonte: G1 / Foto: Max Haack/Ag Haack


VEJA TAMBÉM

ÁUDIOSPodcast Piatã! Confira agora tudo que aconteceu com total exclusividade!