Piatã FM 94,3 - A Rádio da Gente

CLIQUE E OUÇA Agora na Piatã FM - Momentos de Amor

Entretenimento   04 de Junho de 2019 - Publicado às 09:50

Detonautas lançam música e clipe em que abordam a prevenção ao suicídio

Ideia foi utilizar o vídeo para divulgar o Centro de Valorização da Vida (CVV), entidade que oferece apoio emocional gratuitamente pelo telefone 188

Durante uma sessão de trabalho, no ano passado, o telefone do cantor Tico Santa Cruz , vocalista da banda Detonautas Roque Clube, começou a tocar insistentemente. Era uma chamada de um número não identificado. Do outro lado da linha, um conhecido do cantor dizia de forma estranha frases em tom de despedida. Não demorou para o artista perceber que estava falando com uma pessoa prestes a cometer suicídio.



A história não teve um final trágico, e o interlocutor acabou procurando tratamento. A experiência, no entanto, marcou o cantor e inspirou seu mais recente trabalho na banda. A música “Ilumina o mundo”, recém-lançada nas plataformas digitais e composta por ele em parceria com o rapper Pelé MilFlows, procura transmitir uma mensagem de esperança e servir de alerta para o número alarmante de suicídios no país.

Tico conta que, no brainstorm de criação do clipe da música, a experiência vivida um ano antes foi compartilhada com os produtores da canção, os músicos Victor Costa (Wao) e Allan Brum (DJ Long), do selo Asigla. Uma das ideias foi utilizar o vídeo para divulgar o trabalho do Centro de Valorização da Vida (CVV), entidade que atua na prevenção de suicídios e oferece apoio emocional gratuitamente pelo telefone 188.

— Com as orientações que o pessoal do CVV nos ofereceu, fomos construindo o roteiro e a forma de filmar, para atender ao protocolo de abordagem. O assunto é muito sério e não poderia ser tratado com leviandade — diz o músico, um dos autores do roteiro, citando dados do CVV. — O Brasil é o oitavo país no mundo em número de suicídios, com uma média de uma ocorrência a cada 45 minutos.

Tico, morador do Recreio, destaca que o trabalho também visa ao debate sobre saúde mental:

— A abordagem é bastante ampla. É importante informar a sociedade, porque todo mundo cuida muito do bem-estar físico, da imagem, mas esquece que a saúde mental é fundamental para as pessoas fazerem outras atividades.


Fonte: O Globo / Foto: Agência O Globo


VEJA TAMBÉM

ÁUDIOSEspecial Piatã FM - ImaginaSamba