Piatã FM 94,3 - A Rádio da Gente

CLIQUE E OUÇA Agora na Piatã FM - Momentos de Amor

Entretenimento   20 de Dezembro de 2018 - Publicado às 00:17

Piatã FM aparece na liderança geral em Salvador.

Salvador - GFM aparece na vice-liderança geral e segue na disputa pelo topo. Mercado amplia sua média de audiência

Salvador também acompanhou mais uma atualização dos dados da audiência FM local, pesquisa com base na medição do Kantar Ibope Media. No geral, o FM da capital baiana ampliou a sua média de audiência na comparação com a pesquisa anterior. E viu mudanças em posições importantes no ranking geral. Acompanhe os destaques (05-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/setembro a novembro de 2018):

Mudanças no top 5

Duas mudanças importantes no top 3 do período 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). A Piatã FM 94.3 (popular/hits) retomou a liderança geral neste e em outros períodos gerais ao apresentar um avanço consistente em sua média de audiência. 

A emissora também foi beneficiada pela movimentação do meio FM. Vale lembrar que a Piatã FM sempre manteve a liderança em seu target, onde possui larga vantagem para concorrentes diretas em seu formato. 

Já a vice-liderança aparece com a G FM 90.1, emissora que era indicada como "Globo FM" e o período atual cobre o início da troca de sua marca (rádio que não teve mudança em seu formato: segue como adulto-contemporâneo).

Outra novidade é o avanço da Bahia FM 88.7 (popular/hits). A emissora apresentou uma variação consistente em sua média de audiência, avançando assim para a terceira colocação geral no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Isso posicionou a Bahia FM logo a frente da disputa intensa travada entre Itapoan FM 97.5 (popular/esportes) e A Tarde FM 103.9 (adulto-contemporâneo, rádio que também avançou na pesquisa).

Mais destaques

A Jovem Pan FM 91.3 (jovem/pop) foi um dos destaques da atual medição, emissora que ganhou uma posição em relação à pesquisa passada, sendo mais um avanço consecutivo da emissora. A rádio figura agora em sétimo geral no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), seguida de perto pela Sociedade FM 102.5 (popular-jornalismo/esportes). 

Logo à frente está a Feliz FM 92.3, emissora líder no formato gospel em Salvador, emissora que voltou a variar de forma positiva na medição, ocupando a sexta colocação geral no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). 

BandNews FM 99.1 (jornalismo) e NOVABRASIL FM 104.7 (adulto/nacional) também se destacaram ao avançar na comparação com a pesquisa passada, rádios que completam o top 10 no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Detalhe: os avanços nas médias das duas emissoras foram significativos, inclusive para as suas trajetórias históricas.

No geral, a maioria das FMs medidas em Salvador apresentaram alguma variação positiva em seus números, isso na comparação com a pesquisa anterior.

Importante: entenda o ranking…

A medição de audiência realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. O abordado aqui é acompanhado pelo tudoradio.com desde 2007, mostrando a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas. Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência, mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo), entre outros dados.

Cerca de 21 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande Salvador.

FM+Web

A partir de janeiro de 2016 o Kantar Ibope Media anunciou publicamente que realizou mudanças no método de aferição de audiência do rádio no Brasil, onde a nova metodologia possibilitou que 20% das entrevistas fossem realizadas pela internet, o que também ampliou o universo de ouvintes que acompanham o meio de forma on-line (streaming) e também no offline (já que essa pesquisa online também afere a audição via ondas terrestres).



Fonte: tudoradio.com


VEJA TAMBÉM

ÁUDIOSEspecial Piatã FM - ImaginaSamba